UMA LUTA SEMPRE ATUAL QUE VEM DE LONGE

Documento da UMAR de 1979, com convocatória de sessão pública. A UMAR está na primeira linha pela legalização do aborto desde a primeira hora.

A Campanha Nacional pelo Aborto e Contracepção tinha nascido no início de 1979 e publica o seu Boletim nº 1 em Outubro.

História de Conceição Massano, acusada do crime de aborto. Conferência de imprensa organizada pela CNAC em solidariedade com Massano, na qual promotores da CNAC informaram o conteúdo de um abaixo-assinado pela revogação da lei do aborto e em que centenas de mulheres afirmaram ter abortado. Nessa da conferência de imprensa, em 1979, estiveram Mariana Charrua e Alice Brito.
Debate promovido pelo Departamento de Mulheres da UDP e intervenção de abertura do debate sobre a legalização do aborto, em 1995.

Após o primeiro referendo em que o Não ganha, o movimento reorganiza-se e retoma a iniciativa. Fórum organizado pelo Direito de Optar em 1999.

Petição promovida por um grupo de cidadãos em 2003 lança o movimento por um novo referendo à descriminalização do aborto. Em 2004, o PS, PCP e BE pediram um novo referendo, mas o PSD travou a sua realização. Só em 2006 foi convocado um novo referendo, que acabou por se realizar em Fevereiro de 2007, desta vez com o “sim” a vencer.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.