Realiza-se, no próximo dia 20, a partir das 11:00 horas a Assembleia Fundadora da “Rede Ecossocialista – Associação Política”, que terá lugar na cidade do Entroncamento (salão do Hotel Gameiro). A iniciativa parte da Revista ECOSSOCIALISMO, dirigida por Rui Cortes, que publicará nos primeiros dias de maio o seu nº 7 .
A revista ECOSSOCIALISMO é independente de qualquer partido e constitui a primeira iniciativa editorial periódica em Portugal a promover o debate e a divulgação do Ecossocialismo. Com periodicidade quadrimestral, tem uma parceria com a Rede Brasileira Ecossocialista, tendo promovido ao longo dos seus 2 anos de existência diversos debates temáticos e sessões de apresentação da revista nalgumas das cidades do país.
A Assembleia Fundadora debaterá a proposta de integração da revista na Rede Ecossocialista, considerando a sua importância para a afirmação de um forte corrente ecossocialista em Portugal e, necessariamente, da Rede Ecossocialista – Associação Política.

A nova Associação Política terá implantação nacional, constituindo-se a partir de núcleos locais com o objetivo objetivo de fundar as condições teóricas, políticas, organizativas e de intervenção para a divulgação e afirmação da corrente ecossocialista em Portugal, e incrementar as relações solidárias e interativas com as redes ecossocialistas internacionais e movimentos sociais, laborais e ecologistas que contribuam para a transformação radical da sociedade.
Na proposta de Declaração de Princípios da Rede Ecossocialista, refere-se que “os princípios da autonomia e da descentralização, do planeamento de baixo para cima e participado, do progresso nas tecnologias alternativas liberto do produtivismo e do extrativismo, dos valores da solidariedade, da defesa da vida e dos respetivos sistemas ecológicos, das liberdades, dos direitos sociais, do desenvolvimento cultural diverso dos indivíduos e dos povos e a rejeição dos autoritarismos, semeiam e robustecem a utopia transformadora ecossocialista. Não se questiona somente o modo como e para quem se produz. Na primeira linha está a luta pelo bem-estar e pela felicidade comuns.“
Para participar na Assembleia Fundadora e receber as propostas em debate, basta enviar a seguinte ficha de inscrição via net:
https://forms.gle/oXGHuBNaLzpDVQaX7


