Milei em Madrid para liderar discurso de ódio e organizar a extrema-direita global – Ventura não falta

O atual presidente da Argentina – Javier Milei – chegou hoje a Madrid no avião presidencial e com despesas pagas pelo Estado argentino, não para se encontrar com um chefe de Estado europeu ou com o primeiro-ministro do Estado espanhol ou com qualquer outra justificação institucional, mas para participar numa iniciativa de líderes da extrema-direita, batizado de “Europa Viva 24”, encabeçada por Santiago Abascal do partido falangista espanhol Vox, a cerca de 20 dias das eleições para o Parlamento Europeu.

Imprensa argentina critica com veemência o que se está a tornar uma prática de Javier Milei: usar o cargo de presidente e os meios públicos para, sem qualquer agenda institucional, viajar ao estrangeiro para promover ligações entre a extrema-direita internacional (foto diário “Página12” – Argentina) .

André Ventura não vai falhar ao encontro de Madrid que tem Milei como cabeça de cartaz. Os habituais discursos anti-imigração, racistas, antifeministas e xenófobos já não causam admiração, apenas merecem o devido combate. Porém, Ventura anunciou que quer ir a Madrid com um discurso anticorrupção, precisamente num evento encabeçado por alguém que tem o mais elevado cargo público de um país e que utiliza abusivamente dinheiros públicos para fins privados e claramente partidários, como Javier Milei. O líder do Chega tem de ser confrontado com a contradição evidente e com o facto de estar a participar e dar cobertura a um evento marcado pelo uso e abuso indevido de meios públicos.

Milei já tem novas viagens do mesmo género agendadas. Depois de se ter encontrado com Trump, Tusck e agora com os líderes europeus da extrema-direita, o presidente argentino, que teve de enfrentar duas greves gerais no seu país, almeja vir a ser a estrela global do discurso do ódio, à custa dos dinheiros públicos num verdadeiro comportamento de “casta”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.