Faleceu Joaquim Piló (1949 – 2025)

Lutador incansável, líder histórico dos pescadores, combatente intransigente contra o extrativismo pesqueiro das grandes corporações, foi membro do Conselho Nacional da CGTP-IN, militante da UDP e do Bloco de Esquerda e candidato autárquico na Nazaré, a sua terra natal.

A CGTP-IN emitiu um comunicado onde refere o falecimento do “camarada Piló, como era tratado por todos nós, foi eleito membro do Conselho Nacional da CGTP-IN no 7º Congresso, realizado em Março de 1993, integrando esse órgão até 2012. Durante vários anos, foi presidente do Sindicato LIVRE DOS PESCADORES e Profissões Afins, foi membro da direcção da Federação dos Sindicatos do Sector da PESCA e do Concelho Distrital da União Sindicatos de Lisboa. Camarada de grande empenho e disponibilidade na defesa dos direitos dos trabalhadores em geral, dos pescadores em particular, contra as injustiças e desigualdades.”

Também o núcleo da Nazaré do BE comunicou “com imensa tristeza que o Bloco da Nazaré anuncia o falecimento de Joaquim Piló, figura emblemática da nossa comunidade, pescador, sindicalista incansável e fundador do Bloco de Esquerda”.

Joaquim Piló morreu no Hospital de Setúbal, onde se encontrava internado, vítima de doença prologada.

A Rede Ecossocialista apresenta as mais profundas e sentidas condolências à família, camaradas e amigos de Joaquim Piló. O velório será na terça-feira dia 19, a partir das 17h na capela da Igreja de Amora e o corpo será cremado na quarta-feira na Quinta do Conde a partir das 10h30.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.