População mobiliza-se contra as mega centrais solares

Movimento contra as mega centrais na Beira Baixa lança petição e convoca concentrações em Lisboa

É grande a preocupação com a possibilidade de instalação de várias mega centrais solares na região da Beira Baixa, especialmente nos concelhos do Fundão, Penamacor e Idanha.

O movimento reconhece a importância da transição para fontes de energia renovável, mas teme que a instalação em larga escala de painéis solares em áreas naturais possa comprometer a beleza, o valor ecológico, a biodiversidade e as comunidades rurais. Estas centrais, para além das consequências nefastas para o ecossistema natural, têm um impacto profundamente negativo nas comunidades rurais. É o futuro das comunidades rurais que está em causa, do seu modo de vida e do legado dos antepassados.

Atualmente, há já 1.254 hectares — com mais de 1,5 milhão de painéis solares — aprovados ou em análise pela APA. E ainda há mais projetos planeados, como a Central Solar Sophia, com cerca de 1.000 hectares. Centrais solares desta dimensão destroem habitats, ameaçam espécies RELAPE, transformam a paisagem num deserto industrial com forte impacto na biodiversidade e causam grandes prejuízos económicos nas comunidades locais.

Estes projetos são muitas vezes preparados em silêncio. Os residentes não são devidamente informados ou ouvidos, apesar do impacto drástico que estes projetos têm nos residentes. Isto não é a transição justa e democrática prometida pelo PNEC2030 ou pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. A população exige:

• Que parem os planos para mega centrais solares em zonas naturais e ecossistemas frágeis na Beira Baixa.

• Que seja protegido o Geoparque Naturtejo e outras áreas reconhecidas pela UNESCO.

• Que se privilegiem alternativas sustentáveis, como a instalação de painéis solares em superfícies artificiais existentes, telhados, zonas industriais e a criação de comunidades de energia.

• Que os residentes tenham voz nas decisões que moldam o seu futuro.

A Beira Baixa merece um futuro onde a natureza e as pessoas prosperem em conjunto. Assina esta petição e diz não à destruição das nossas paisagens e comunidades!

https://peticaopublica.com/?pi=PT126132

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.